2013/11/14

Blanc de Noir

Só agora li este excelente post no do Francisco Seixas da Costa (perdoe-se a familiaridade mas, que diabo, fomos colegas na CGD) no seu blogue pontocome  que clarifica alguns mitos que rodeiam o vinho
A propósito do ponto, 08 – O vinho branco tem que ser feito de uvas brancas, tive recentemente uma experiência notável.
No inicio de Setembro, estive em Remich na fronteira do Luxemburgo com a Alemanha, muito perto de Shengen, onde o rio Moselle /Mosel faz fronteira entre aqueles países.
Naquela região de excelentes vinhos brancos, existe um conceito denominado Weingut, tal como em muitas outras regiões produtoras de vinho da Alemanha, Austria, Luxemburgo e em França na região fronteiriça com a Alemanha quase até Estrasburgo, que pode ser traduzido por “Adega” sendo, no entanto, mais correto traduzi-lo por “sítio de degustação de vinho”.
Os pequenos produtores de vinho recebem os clientes nas suas casas, na maior parte dos casos na sua sala de estar,  para degustar o vinho que produzem, sem nenhum compromisso de compra. 
Descrevem as características do vinho, bebem connosco, conversam um bocado, com sorte trazem algo para petiscar e no fim compre-se ou não despedem-nos com um sorriso e um voltem sempre.


Muito gostaria eu de ver implantado em Portugal este conceito em que nas Rotas do Vinho apenas estão representados os grandes produtores.
Num destes Weingut foi-me dado a provar um “blanc de noir” feito de uvas da casta Pinot Noir que é um must.
Corpulento como poucos brancos, de ligeira cor rosada, 13% de grau alcoólico e algum "pico", deve acompanhar comidas fortes.
Foi uma verdadeira revelação. Com as limitações que advêm do transporte aéreo consegui trazer três garrafas das quais resta uma à espera de uma ocasião especial.

Sem comentários: